domingo, 23 de dezembro de 2012

Futebol Solidário.

     

Uma das drogas mais devastadora da nossa atualidade é sem dúvida o Crack. Nos últimos quinze anos o seu consumo vem aumentando assustadoramente em todo país e principalmente entre os jovens e adolescentes. Essa droga  que é uma viagem mortal vem se proliferando com mais rapidez e eficácia naqueles usuários que já estão sem nenhuma perspectiva de vida, isolados e ignorados pela sociedade e muitos deles afastados do convívio com seus familiares, fora das escolas e sem contato com qualquer religião. O que mais impressiona é  como essa droga está sendo banalizada e cada vez mais rápido ela chega nas mãos de jovens e pessoas que desconhecem ou não sabem o tamanho da destruição que essa droga mortal faz em sua vidas e em suas famílias.

   Buscando mudar  essa  realidade entre os jovens do estado do Pará , no dia 22 de dezembro, no Ginásio Superior de Educação Física, o projeto Consciência Jovem junto ao projeto de Esportes, ambos  do Força Jovem Pará, reuniram os jovens da cidade de Belém, políticos, alguns artistas e equipe técnica da Record Belém para o Futebol Solidário, em que levantar a camisa em favor daqueles que buscam por novas oportunidades e que também querem ser livres desse mundo das drogas era o grande objetivo do evento. Na ocasião foram recolhidos alimentos destinados as casas de apoio as pessoas com dependência química.




Equipe da Record Belém




Equipe do Força Jovem.








   Após a partida de futebol, em que os vencedores da tarde foi a equipe da Record Belém, ainda tivemos o  show do Jovem Samba que agitou mais uma vez a galera, sorteios de prêmios, inclusive a bola com autógrafos de alguns artista da Record como o Igor Monteiro, um grande reporter da emissora, os vereadores  pr.Divino e  pr. Raul Batista e o organizador do evento, Pastor Welligton.







Reportagem: Suzana Diniz.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Rompendo o silêncio.

     A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006) consiste em um instrumento de grande importância no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.




    A violência doméstica e familiar contra a mulher é um grave problema recorrente no Brasil. De acordo com a Sociedade Mundial de Vitimologia, cerca de 23% das mulheres no país estão sujeitas a violências no ambiente doméstico. Os danos causados à vida familiar por conta desse problema se refletem inclusive, de forma bastante negativa, no desenvolvimento dos filhos. Estudos realizados  pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apontam que filhos e filhas de mães vítimas de violência apresentam um número três vezes maior de chances de adoecerem e 63% dessas crianças reprovam pelo menos uma vez no colégio, desistindo dos estudos em média aos nove anos de idade. Vale ressaltar que ao citarmos violência contra mulher, não nos restringimos  apenas na ideia de agressão física, mas também a verbal, psicológica e até mesmo a sexual.
    No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Internacional do Combate à Violência contra a Mulher, mas poucas mulheres na situação de abuso são beneficiadas pela data. Não somente porque não sabem da existência da mesma, mas mesmo ao saber  não têm forças para tomar uma atitude diante da violência de que são vítimas.
     Partindo dessa ideia o projeto Raabe, que é desenvolvida pela autora Cristiane Cardoso, lançou no dia 24 de novembro a "Caminha Rompendo o Silêncio" em todos os estados do Brasil e também em alguns países, na qual todas as mulheres que fazem parte do Força Jovem, obreiras, evangelistas e convidadas se reuniram numa caminhada que tinha por objetivo levantar a bandeira contra essa violência às mulheres.
     Em Belém, a caminhada foi iniciada na Aldeira Cabana, que fica localizado no bairro da Pedreira e foi até o Cenáculo do mesmo bairro. Na ocasião, tiveram palestras, teatro e dança em que buscavam retratar com as mulheres sofrem violência em casa, na escola ou até mesmo no trabalho e como estas deveriam lidar com a situação, além desse momento, elas também eram orientadas  por advogadas e delegadas na melhor forma de se precaver contra atos violentos e até mesmo como buscar ajuda se estiver sofrendo ainda algum tipo de abuso.




      Por isso, para que haja uma resolução mais eficaz do problema em questão, é fundamental que sejam feitas palestras, caminhadas, reuniões que faça com que as mulheres tenham ajuda e força para denunciar e assim dar um basta a situação de violência em que vivem. O intuito desse  trabalho consiste em auxiliar no combate à violência em questão, por meio da análise da violência doméstica e familiar contra a mulher e da importância da Lei Maria da Penha, da identificação e da discussão dessas dificuldades na nossa sociedade.










































Texto: Suzana Diniz
Fotos: Jeruza Neves

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

No ônibus???

FALAR DE DEUS NOS ÔNIBUS.



     Quantas   vezes nos deparamos com diferentes situações ao subirmos em um ônibus. Muitos  já viram alguém ouvindo música alta, reclamar da vida, brigar com outra pessoa pelo celular, perceber um olhar sereno e triste e até ficamos a imaginar o que poderia ter lhe acontecido naquele dia. Pessoas utilizam o ônibus como um transporte de passagem, mas para outras é um lugar de fuga, repensar suas ideias, esclarecer as situações adversar que estão enfrentando em suas vidas.

       Ao perceber isso, o FJUmarizal teve a direção de Deus e foi evangelizar nesse lugar, o ônibus. Por que num ônibus??? Muitos  se perguntavam. Porém  ali,  para muitos, é o fim da linha, existe dentro de si um desejo de se colocar diante daquele veículo e acabar de vez com a sua vida; para outros, a vontade é de ficar dentro de um ônibus e nunca mais sair dali.

       Acreditando nisso, os jovens foram a luta para levar a palavra de Deus a todas essas pessoas.

          A ideia que levantavamos era de quantas pessoas já tinham falado com Deus naquele dia? O motorista estava mesmo protegido pelas mãos de Deus ao direcionar o povo durante todo o trajeto? E se Deus viesse tocá-las naquele momento? Essas questões nos impulsionaram a iniciar um novo trabalho:

 FORÇA JOVEM - UMA PALAVRA NOS ÔNIBUS.




     Todas as quintas, na Avenida Senador Lemos, é marcado o encontro numa parada de ônibus para iniciar a evangelização. No primeiro momento, o coordenador Luis falou com o motorista, pedindo a permissão para entrar no ônibus e entregar jornais aos passageiros. Foi dada uma palavra de fé a todos os presnetes sobre a necessidade de ter confiança em Deus e buscá-Lo todos os dias para que haja uma mudança na vida de cada um. Em seguida, os jovens  falaram sobre o trabalho do FJovem e fizeram o convite para as reuniões. Após essa evangelização, todos desceram e foram para outros ônibus.





  O que faz esse trabalho seguir com seu principal objetivo é ter a certeza que as pessoas ouviram a mensagem, e confiaram naquilo que escutaram, os motoristas que agradecem pela oração da proteção do seu trabalho, pois eles reconhecem que só Deus para livrá-los dos riscos de assaltos, acidentes, violências, etc.

   Já vimos alguns passageiros nos fixarem os olhos como se aquilo que falamos fosse a resposta que tanto esperavam. Em sua maioria, muitos  agradecem e parabenizam pela atitude e outros até afirmam que sentiram a vontade de ir à IURD. O  valioso nesse trabalho é que eles ouviram a voz de Deus e Ele os tocou.  Toda a força para ganhar almas para o Reino de Deus com esse trabalho, essa é a fé.



                                                                                                              Texto: Suzana Diniz

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Alguém acreditou neles - 2ª Parte.

Um jovem, um vício!!!!!


     Como todos já sabem, nesse final de ano, recolhemos alguns testemunhos dos jovens que fazem parte do Força Jovem Umarizal e que nos têm muito a ensinar com relação a fé, a ter uma mudança de vida pelo poder de Deus a partir do momento que alguém se propoem a acreditar nesse jovem, orar por ele, falar de Jesus e do trabalho do FJovem,  não deixando que esse jovem continue com a uma vida errada. Esse foi o caso do Alex, vejam a sua história...





Nome: Alex Nogueira
Idade:18 anos


*Como era sua vida antes de chegar à IURD?
  A minha vida era destruída,problemática, eu era viciado, roubava, traficava, fazia tudo de errado.


*Qual foi o seu fundo de poço?

   Foi quando eu me envolvi com o tráfico,  me viciei cada vez mais e passei a brigar com meus familiares, discutia com a minha mãe e por causa disso ela me expulsou de casa, pois eu vendia as coisa que eram da minha  casa e também roubava para manter o vício nas drogas, passei problemas sérios com meus irmãos, foi então que cai em depressão e cheguei ao ponto de pensar em me matar.

  Foi uma guerra, tive muitas dificuldades, mas eu venci, passei por cima dos obstáculos, venci meus vícios e hoje estou aqui firme e forte.

 

*Como você conheceu o trabalho do Força Jovem e de que forma este contribuiu na sua mudança?

   Conheci o trabalho do FJ através do projeto Dose Mais Forte, foi então que eu me envolvi com o grupo e passei a evangelizar, mesmo que ainda não soubesse, mas através de outros jovens fui aprendendo como evangelizar e agradar a Deus e Ele passou a  me honrar até hoje. Atualmente, minha maior alegria é agradar a DEus e em segundo lugar é fazer parte do Força Jovem, ganhando muitas almas para Jesus.


*Alex, como é a sua vida hoje?

    A minha vida hoje é diferente, totalmente mudada, minha  dedicação hoje é para Deus, ganhando muitas almas,  evangelizando outros jovens, dando o meu melhor para Deus.


*Qual mensagem você deixaria para os jovens que hoje estão conhecendo sua história?

    Jovens saibam de algo que eu escutei quando  cheguei ao FJovem e passou a fazer parte da minha vida "porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno”. (I João 2:14b). Você que pensa que nunca vai deixar as drogas, eu deixei, e você também vai deixar. Venha fazer parte do Força Jovem, que Deus vai te abençoar grandiosamente! Nós temos a força de vencer o maligno!

    Se você colocar toda a sua vida em Deus, pode ter certeza que você vai vencer,  e acredite nisso, pois ser jovem é nunca deixar de sonhar.




Texto e fotos: Bruna Rostan.


 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Alguém acreditou neles e eles são testemunhos de fé.

   Alguém acreditou em mim!

    Ao longo do mês de dezembro, vamos publicar  testemunhos de  jovens que chegaram ao FJ Umarizal com dificuldades em suas vidas e hoje estão firmes, na presença de Deus e alguns já  são  candidatos a obreiros. Mas queremos deixar claro que isso só foi possível porque alguém acreditou neles.

     Leiam o testemunho da jovem Bruna e reflitam:

 

Nome: Bruna Natanny Rabelo Rostan
Idade: 21 Anos
Quando chegou a igreja: há 11 meses.

      Eu me considerava uma pessoa ''feliz",  namorei com uma rapaz durante 2 anos e 8 meses, nós íamos para igreja durante os finais de semanas, mas continuava pecando, até que um dia ele me disse que tinha que ir para outro estado, foi quando começou o meu sofrimento. Ele já não me atendia quando eu ligava, quase nunca vinha me ver e acabou me traído,  isso me deixou profundamente triste, abalada e deu início a minha depressão na qual eu pensei em me suicidar várias vezes. Eu já  não me alimentava, não dormia, chorava a noite toda,  até que conheci o trabalho da IURD por evangelização das obreira. Confesso que eu não queria ir, estava muito debilitada, desacreditada e  para mim não tinha mais solução na minha vida. Foi então  que eu aceitei o convite e fui à IURD pela primeira vez. Naquela reunião, ouvi uma palavra que me chamou atenção, pois ali diziam  que tinha que renunciar o meu EU para ser feliz. Assim fiz, e  com relação ao meu ex namorado, quando ele  me ligava já não o atendia, decidi quebrar o meu chip e parar de uma vez por todas com aquela situação. Afirmo que não foi fácil em nenhum momento, pois sofri muito e  além de tudo  isso, também tinha que perdoar o meu pai.


    Meu processo de libertação não foi fácil, pelo fato do ódio que eu carregava comigo, mas com a ajuda de Deus e da obreiras pude me libertar de todo o meu sofrimento.


*Como você chegou na IURD ?

Eu cheguei vazia, frustrada, perturbada, angustiada, me prostituia, ingeria bebidas alcoólicas, frequentava festas constantemente, fugia de casa, não era feliz na vida sentimental e carregava comigo um enorme ódio do meu pai ao ponto de querer matá-lo.


*Qual foi o pior momento de sua vida ?

Foi quando eu vi o meu pai agredir a minha mãe, isso me causou um enorme ódio dele ao ponto de planejar durante as madrugadas a sua morte.


*Como conheceu o trabalho do Força Jovem ?

 Através da evangelização de obreiros, que faziam visitas recorrentes à minha casa, me  diziam que Jesus salva, que liberta e que transforma. Então aquilo me despertou um desejo de conhecer esse trabalho.
 

*De que forma o Força Jovem contribuiu na sua mudança ?

Contribuiu pelo sentido que eles não desistiram de mim, mesmo que  muitas  vezes eu mentia, dizia que não poderia ir as reuniões do grupo, eles sempre se preocupavam comigo, me aconselhavam,  davam apoio no momento que mais precisei, no momento em que me via sem nenhum amigo para desabafar, no instante em que muitos viraram as costas para mim, eles estavam sempre ali.
 

*Como está a sua vida hoje ?

Bom, a minha vida hoje posso dizer que é um pedacinho do céu, porque eu sou extremamente feliz, sou uma jovem que tem prazer em ganhar almas para Jesus, eu nunca pensei que pudesse mudar tanto em apenas onze meses, mas o meu Deus me preencheu de uma forma que jamais imaginei.


*Qual recado você pode deixar para os jovens ?

Você jovem, que está na mesma situação que um dia eu estive, assim como Deus mudou a minha vida, preencheu o vazio que eu tinha, Ele também mudará a sua. Afinal de contas, ser jovem é nunca deixar de sonhar!


 

Texto e fotos: Brenda Rostan

domingo, 2 de dezembro de 2012

Reunião a céu aberto entra para a história do bairro do Umarizal.

Reunião na calçada da IURD faz o povo do Umarizal parar.
180 Jovem

    No último final de semana de novembro (24), enquanto nossa IURD passava por reformas que gerou o problema com relação a falta de um local para a realização da reunião do Força Jovem, nós recebíamos a direção de Deus para que o nosso encontro não fosse cancelada naquele dia, pois o Espírito Santo sabe como os jovens esperam  pela reunião de todos os sábados e o quanto isso é importante para eles. 

    Na manhã daquele dia, foi feita evangelização normalmente na qual os jovens eram convidados para algo especial, mas um aviso antes era feito, que viessem revoltados. Até então ninguém entendia nada, mesmo assim eles vieram e em grande quantidade lotaram a calçada da IURD que fica localizada na Avenida Senador Lemos, entre Trav. Manoel Evaristo e José Pio.




  Durante a  tarde, todos os jovens receberam uma unção nas mãos e oraram   pela sua casa, sua família, seu trabalho ou estudo. Em seguida, o coordenador do Força Jovem Umarizal, obreiro Luis, iniciou um clamor a Deus pela mudança da vida de todos os jovens que ali se encontravam, pois não seria mais aceitável o jovem lutar pela sua vida e permanecer jurado de morte por bandidos, ver seus familiares assissanados dentro da própria casa, viver humilhado por traficantes, ou sendo agredidos em casa por seus parentes. Esse momento foi finalizado pelo clamor dos jovens que em alta voz, chamou atenção de Deus e de grande parte das pessoas que por ali passavam e até mesmo paravam para ouvir ou participar da oração.



    

      Após a oração, os líderes de tribos receberam as bençãos das mãos dos jovens e os jovens receberam em seguida as bençãos das mãos dos líderes.

     Todos sairam dali com a certeza que a partir daquele dia algo mudou de fato na vida de cada um que viveu aquela fé.

     




     O que o bairro do Umarizal viu no dia 24 de novembro  é só o começo das orações que serão feitas nos quatro cantos desse lugar.

     Cada jovens que quiser mudar de vida, que já se cansou de todas as situações desastrosas que tem vivido, é só  participar conosco todos os sábados às 16h na IURD Umarizal. Todos são bem vindos, pois o nosso lema é: " A sua luta agora é a minha luta e juntos vamos vencer pelo poder que há no nome do Senhor Jesus".






Texto e fotos: Suzana Diniz